Joomla Slide Menu by DART Creations
 
Arquivo de Notícias
Festa da Epifania do Senhor

ReisMagos

Amanhã, dia 3 de Janeiro, a Confraria da Rainha Santa Isabel irá celebrar a tradicional festa da Epifania do Senhor, em que nos juntamos aos pastores e aos Reis Magos para adorarmos o nosso Salvador.

Todos os irmãos e confrades são convidados a participar nesta que, depois das festas da Rainha Santa Isabel, é tradicionalmente uma das festas mais participadas no calendário moderno da nossa Confraria.

Efectivamente, a grande festa dos Cristãos é a Páscoa da ressurreição. A história da redenção do homem, em que Jesus Cristo oferece a vida pelos pecados da humanidade e nos deixa a Sua mensagem de amor, começou quando Deus enviou ao mundo o Seu Filho, que se fez homem.

A celebração do Natal de Cristo é indissociável da celebração da sua morte e ressurreição e só se entende nesta perspectiva. Na festa da Epifania do Senhor celebramos a primeira manifestação de Cristo a toda a humanidade.

Diz-se que os Magos significam os 3 continentes então conhecidos (Europa, África e Ásia). Para Santo Agostinho, os Reis Magos representam as primícias dos gentios. Inauguram o caminho dos povos para Cristo.

Reis estranhos à tradição judaica e ao antigo anúncio da vinda do Messias, vêm adorar o Deus feito homem, rejeitado e expulso pelos seus. Toda a humanidade está representada no presépio de Belém: vêm adorar o Menino Deus crentes e gentios, grandes e pequenos, reis e servos, homens de todas as culturas e de todos os povos

Revemo-nos nos Magos que adoram o Senhor das estrelas e do universo, ele que se apresentou aos homens na sua humildade e cuja realeza e divindade foi manifestada ao mundo pelos Reis Magos. Neste dia, ao adorarmos Jesus Cristo na sua humanidade, somos também instados a proclamar essa Epifania de Deus aos homens.

 

 

Notícias Ecclesia: