+351239441674 - Chamada para a rede fixa nacional
secretario @ rainhasantaisabel.org
Alterações na Mesa Administrativa – 01.2013

escudo da Confraria da Rainha Santa Isabel Depois da recente alteração na Mesa Administrativa, em que o antigo Tesoureiro, o Confrade José António Neves de Oliveira, solicitou a sua saída por motivos profissionais, após longos anos de dedicação e entrega total ao serviço da Mesa, os Mesários elegeram um novo Tesoureiro, tendo ficado eleito, como tal, o Confrade Carlos José Santos Barreira.


O Presidente procedeu a alterações de fundo na distribuição dos pelouros da Confraria, como pode ser lido na página dedicada à Mesa da Confraria: http://rainhasantaisabel.org/index.php?option=com_content&view=article&id=142&Itemid=144

Imagem da Rainha Santa

Rainha Santa

A imagem da Rainha Santa Isabel, obra do escultor Teixeira Lopes, que havia sido retirada para o Coro Baixo como medida cautelar, encontra-se novamente exposta à veneração do público, resguardada, junto às grades do Coro Baixo, ao fundo da Igreja da Rainha Santa.


As obras de limpeza, desinfestação e restauro do retábulo-mor estão atrasadas devido, por um lado, ao extremo cuidado e exigência que a Confraria teve na selecção dos melhores orçamentos e empresas que se candidataram à realização dos trabalhos, e, por outro lado, devido aos complexos procedimentos administrativos exigidos pelo facto de a Igreja da Rainha Santa Isabel estar classificada como monumento nacional.
Em atenção a este atraso, a Mesa da Confraria achou por bem tentar encontrar uma solução que agradasse aos fiéis da Rainha Santa, sem, todavia, comprometer a integridade da escultura, enquanto as obras não começam.
No entanto, convém sublinhar que os verdadeiros devotos da Rainha Santa sabem que a maior relíquia da Padroeira de Coimbra é constituída pelo venerando corpo incorrupto de Santa Isabel, encerrado no túmulo que está sobre o altar. E este nunca sairá do seu local.