00351 239 441 674
secretario @ rainhasantaisabel.org

Nota à Comunicação Social

 

 

 

 

 

Confraria da Rainha Santa Isabel

Coimbra

 

Evocação da Festa da Titular da Igreja da Rainha Santa Isabel em 2022

 

 345.º Aniversário da dupla trasladação do sagrado corpo de Santa Isabel de Portugal

 

A Confraria da Rainha Santa Isabel pretende evocar neste ano de 2022 a Festa da Titular da sua Igreja e assinalar o 345.º aniversário da dupla trasladação do sagrado corpo de Santa Isabel de Portugal, comemorando esta efeméride nos próximos dias 27, 28 e 29 de Outubro.

 

 No dia 27 de Outubro de 1677 ocorreu a trasladação do corpo santo da Rainha Santa Isabel do túmulo de pedra, onde jazia desde 1336, para o túmulo de prata mandado fazer por D. Afonso de Castelo Branco, 41.º Bispo de Coimbra, 6.º Conde de Arganil, que chegou a ser Vice-Rei de Portugal na época em que reinou a Dinastia Filipina.

 

No dia 29 de Outubro seguinte (de 1677), ocorreu a trasladação do corpo santo da Rainha Santa Isabel, já no túmulo de prata, desde o velho Mosteiro (Santa Clara-a-Velha) para o novo Mosteiro de Santa Clara (Santa Clara-a-Nova).

 

  Aliás, o dia 29 de Outubro foi, durante mais de um século, a 2.ª data mais importante do novo Mosteiro de Santa Clara (o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova) – era o dia da Festa da Titular da Igreja da Rainha Santa Isabel:

 

No Calendário da Igreja da Rainha Santa Isabel, “a Festa da Titular não se faz, como pareceria mais natural, a 4 de julho, que é a Festa natalícia, ou aniversário da morte e entrada na glória da Rainha-Santa; mas a 29 de outubro, Festa da Trasladação do seu santo Corpo para este mosteiro novo de Santa Clara. Assim se fez sempre, desde o ano em que o templo foi sagrado, no fim do século XVII, certamente porque, no acto de Sagração, o Bispo sagrante designou este dia para a Festa da Titular. – cfr. António Ribeiro de Vasconcelos “Liturgia da Rainha-Santa“, Coimbra, 1934.

 

Por esse motivo, a Confraria da Rainha Santa Isabel pretende comemorar a data da “Festa da Titular” da sua Igreja com a maior dignidade.

 

Neste ano de 2022, para a evocação da “Festa da Titular”, está previsto o seguinte programa:

 

     a) No dia 27 de Outubro, às 18h00, na Igreja da Rainha Santa Isabel, celebrar-se-á Missa de acção de graças pela exemplar vida acontecida de Santa Isabel de Portugal, celebração em que será investido como Confrade da Confraria da Rainha Santa Isabel o Rev.º Padre Jorge Miguel Santos Carvalho;

 

      b) No dia 28 de Outubro, de manhã, a Confraria da Rainha Santa Isabel acolherá no seu Mosteiro de Santa Clara-a-Nova os participantes na I Jornada Internacional de Estudos Jacobeus, que decorre em Coimbra nos dias 27 e 28 de Outubro, Jornada a que a Confraria da Rainha Santa Isabel deu o seu apoio;

 

      c) No dia 29 de Outubro, às 21h30, realizar-se-á na Igreja da Rainha Santa Isabel, um concerto musical pela Orquestra Inês de Castro, que interpretará a obra STABAT MATER, de G. B. Pergolesi, concerto que encerrará o Ciclo de Requiem Coimbra 2022, que o Coro Sinfónico Inês de Castro concretizou durante o corrente ano, também com o apoio da Confraria da Rainha Santa Isabel.

 

  Este programa de “Evocação” não altera nenhuma das celebrações religiosas habituais na Igreja da Rainha Santa Isabel, que se mantêm.

 

Com os melhores cumprimentos,

Joaquim Leandro Costa e Nora

(Presidente da Mesa Administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel)

 

Abertura De Concurso Para Novos Confrades – 2022

EDITAL

Faz-se público que, nos termos do disposto no artigo 8º do Compromisso da Confraria da Rainha Santa Isabel, autorizo que seja aberto concurso para o provimento de 20 vagas de Confrades.

O prazo de apresentação de candidaturas decorre desde hoje, até às 18.30 horas do dia 16 de Setembro de 2022, devendo estas ser entregues aos funcionários da Confraria na Igreja da Rainha Santa Isabel, juntamente com uma pequena nota biográfica.


Podem ser opositores as Irmãs e os Irmãos admitidos até à última reunião da Mesa Administrativa que estejam nas condições exigidas pelo artigo 7º do Compromisso da CRSI.

O preenchimento integral da ficha de candidatura, disponível na página web da Confraria ou na Igreja da Rainha Santa Isabel, dispensa os documentos exigidos pelo §3 do artigo 8º do Compromisso da CRSI.

Igreja da Rainha Santa Isabel, 31 de Agosto de 2022

O Presidente da Mesa Administrativa

Joaquim Leandro Costa e Nora


Documentação:

“SÃO ROSAS”

Concerto do próximo Domingo, dia 17 de Julho de 2022, pelas 18h00, nos Claustros do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, com que se encerrará o Programa Cultural organizado pela Confraria da Rainha Santa isabel, englobado nas Festas da cidade de Coimbra em louvor de Santa isabel de Portugal.
Este concerto, designado “SÃO ROSAS”, é composto por várias peças clássicas, a maioria de música sacra, e será interpretado pelo Quarteto de Cordas da Orquestra Clássica do Centro, com a participação da soprano Raquel Mendes.
Peço a melhor divulgação deste momento cultural na cidade de Coimbra, que se pretende inesquecível, num local igualmente inesquecível.
Tendo presente todos os condicionalismos indicados nas orientações da Conferência Episcopal Portuguesa e das autoridades de saúde e de modo a preparar o melhor acolhimento de todos, informa-se que a entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até às 19h00 de Sábado, dia 16 de Junho, pelos telefones 239441674 e 918048310, ou para o email <secretario@rainhasantaisabel.org>
Com os melhores cumprimentos,
Joaquim Costa e Nora

REQUIEM DE MOZART – pelo Coro Sinfónico Inês de Castro

EVENTO DE LANÇAMENTO CD+DVD
15 DE JULHO, 19H
NO MOSTEIRO DE SANTA CLARA
AMIGO PÚBLICO Venha à nossa festa de lançamento do CD+DVD e de aniversário dos 10 anos CSIC
OFERTA:
NO ANIVERSÁRIO DO CORO SINFÓNICO INÊS DE CASTRO, QUEM RECEBE É O NOSSO PÚBLICO!
ADQUIRA O SEU CD+DVD e ganhe oferta de lançamento: Ingresso para concerto CSIC 2022
Contactos para reserva e aquisição de CD+DVD:
corosinfonicoinesdecastro@gmail.com
965854032 Whatsapp
912 911 300 Mbway
REQUIEM DE MOZART E CSIC
Conheça aqui a nossa paixão… conheça a obra, os intérpretes e a direção… conheça a ficha técnica do CD+DVD e as entidades parceiras de apoio a este trabalho.
Adquira o seu CD+DVD, ficamos gratos por apoiar o nosso trabalho cultural, a nossa paixão de cantar, a nossa vida!

MISSA COGNOVI DOMINE.

A Filarmónica de Vila Nova de Anços e o Coro Santo Agostinho têm a honra de apresentar em estreia no próximo dia 3 de julho, pelas 18h00 a obra, composta por 12 andamentos, compreende os textos do próprio e do ordinário da Santa Missa [Introit, Kyrie, Gloria, Gradual, Aleluia, Offertorium, Sanctus, Benedictus, Communion] e ainda um hino do poeta Afonso Lopes Vieira.
Dada a limitação de lugares e de modo a preparar o melhor acolhimento de todos, a admissão do público está sujeita a inscrição prévia, através dos telefones 239441674 ou 918048310 da Confraria da Rainha Santa Isabel, ou ainda por mensagem para o e-mail secretario@rainhasantaisabel.org.
Esperamos por vós!

Audição da Suite 2020 em Louvor à Rainha Santa Isabel

 

iniciativa - Suite 2020 em Louvor à Rainha Santa

Coimbra (Portugal) – 2 de julho de 2022 – “SUITE 2020” (por Makris Charalampos, Francisco J. Rosal Nadales, Francisco M. Relva Pereira & Ilio Volante) será apresentada por ocasião das “Festas da Rainha Santa”, pelas 18h, no Mosteiro de “Santa Clara-a-Nova” pelas bandas de Lares e Santana dirigido pelo Maestro Paulo Silva.
 
Dada a limitação de lugares e de modo a preparar o melhor acolhimento de todos, a admissão do público está sujeita a inscrição prévia, através dos telefones 239441674 ou 918048310 da Confraria da Rainha Santa Isabel, ou ainda por mensagem para o e-mail <secretario@rainhasantaisabel.org>.
Contando com a presença de todos,
Pela Mesa Administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel
Joaquim Leandro Costa e Nora

Recital de canto gregoriano pelos Coros Psalterium e Vox Aetherea

A Mesa Administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel informa que, depois do êxito do fim de semana passado, em que teve início o Programa Cultural das Festas em louvor de Santa Isabel de Portugal organizadas pela Confraria, este programa cultural prossegue no próximo Domingo, dia 26 de Junho, a que se associa mais uma efeméride do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.
Na verdade, no Domingo, dia 26 de Junho, para assinalar o aniversário da Dedicação da Igreja da Rainha Santa Isabel, em 1696, vai realizar-se nesta igreja, em Coimbra, a partir das 21h00, um Recital de canto gregoriano pelos Coros Psalterium e Vox Aetherea.
Dada a limitação de lugares e de modo a preparar o melhor acolhimento de todos, a admissão do público está sujeita a inscrição prévia, através dos telefones 239441674 ou 918048310 da Confraria da Rainha Santa Isabel, ou ainda por mensagem para o e-mail <secretario@rainhasantaisabel.org>.

Contando com a presença de todos,
Pela Mesa Administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel
Joaquim Leandro Costa e Nora