+351239441674 - Chamada para a rede fixa nacional
secretario @ rainhasantaisabel.org

Nota de pesar pela nossa Confraire

É com muito pesar, que informamos sobre a morte da nossa grande amiga, irmã em Deus e Confreira, a Ex.ma Senhora Drª Manuela Carvalhão Mendes Teixeira Santos.
Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus que ilumine o seu caminho, lhe dê paz, e que Deus dê conforto à sua família para que possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade.

Agradecemos imensamente o tempo que pudemos estar na sua presença, tendo a certeza que será sempre lembrada, pelo seu saber e sensibilidade para lidar com as adversidades dos outros e para eles dedicar grande parte da sua vida. Devemos sempre lembrar que Deus quer ao seu lado os melhores, na certeza que a nossa Irmã já está ao seu lado, cumprindo uma nova missão.

A Confraria da Rainha Santa Isabel, deixa os nossos mais sinceros e sentidos pêsames a todos familiares, amigos e nesta casa que tantos anos defendeu, a certeza da sua falta.

Oremos:
“Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós Vos pedimos por Manuela Carvalhão Mendes Teixeira Santos, que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que tendo passado pela morte, participe do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que a sua alma nada sofra, e Vos digneis ressuscitá-la com os Vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto de Vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amén
(Rezar Pai-Nosso e Ave-Maria.)

Nota informativa – CONVITE

 

Confraria da Rainha Santa Isabel

 

 

Recital pelo Coro Vox Aetherea no Coro Alto da Igreja da Rainha Santa Isabel

Sábado, 11 de Novembro, pelas 18 horas

 

No próximo Sábado, dia 11 de Novembro, a Confraria da Rainha Santa Isabel acolhe no Coro Alto da Igreja da Rainha Santa Isabel, Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra, o Coro Vox Aetherea, para o recital FEMINAE CANTUS, englobado na 5.ª edição do ciclo de música da ORPHIKA,  da Universidade de Coimbra.

A entrada é livre mas, dada a limitação de lugares e de modo a preparar o melhor acolhimento de todos, recomenda-se a pré-reserva de lugares pelos telefones 239441674 e 918048310 ou para o e-mail <secretario@rainhasantaisabel.org>, até às 13horas do próprio dia 11 de Novembro.

 

A Confraria da Rainha Santa Isabel e a Liga dos Amigos da Confraria da Rainha Santa Isabel contam com a participação atenta de todos!

Pela Mesa Administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel e

Pela Direcção da Liga dos Amigos da Confraria da Rainha Santa Isabel,

Joaquim Leandro Costa e Nora

Nota à Comunicação Social

NOTA INFORMATIVA

Confraria da Rainha Santa Isabel

 

Evocação da Festa da Titular da Igreja da Rainha Santa Isabel em 2023

 346.º Aniversário da dupla trasladação do sagrado corpo de Santa Isabel de Portugal

A Confraria da Rainha Santa Isabel pretende evocar, igualmente neste ano de 2023, a Festa da Titular da sua Igreja e assinalar o 346.º aniversário da dupla trasladação do sagrado corpo de Santa Isabel de Portugal, comemorando esta efeméride nos próximos dias 27 e 29 de Outubro.

 No dia 27 de Outubro de 1677 ocorreu a trasladação do sagrado corpo da Rainha Santa Isabel do túmulo de pedra, onde jazia desde 1336, para o túmulo de prata, encomendado por D. Afonso de Castelo Branco, 41.º Bispo de Coimbra, 6.º Conde de Arganil.

No dia 29 de Outubro seguinte (de 1677), ocorreu a trasladação do sagrado corpo da Rainha Santa Isabel, já no túmulo de prata, em procissão, desde o velho Mosteiro (Santa Clara-a-Velha) para o novo Mosteiro de Santa Clara (Santa Clara-a-Nova).

Aliás, o dia 29 de Outubro foi, durante mais de um século, a 2.ª data mais importante do novo Mosteiro de Santa Clara (o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova) – era o dia da Festa da Titular da Igreja da Rainha Santa Isabel:

No Calendário da Igreja da Rainha Santa Isabel, “a Festa da Titular não se faz, como pareceria mais natural, a 4 de julho, que é a Festa natalícia, ou aniversário da morte e entrada na glória da Rainha-Santa; mas a 29 de outubro, Festa da Trasladação do seu santo Corpo para este mosteiro novo de Santa Clara. Assim se fez sempre, desde o ano em que o templo foi sagrado, no fim do século XVII, certamente porque, no acto de Sagração, o Bispo sagrante designou este dia para a Festa da Titular”. – cfr. António Ribeiro de Vasconcelos “Liturgia da Rainha-Santa”, Coimbra, 1934.

Por esse motivo, a Confraria da Rainha Santa Isabel procura manter a comemoração da data da “Festa da Titular” da sua Igreja com a maior dignidade.

Neste ano de 2023, dadas as limitações de acesso ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, motivadas pelas obras municipais, para a evocação da “Festa da Titular”, está previsto apenas o seguinte programa:

No dia 27 de 0utubro, próxima sexta-feira:

 Às 10h30 e às 14h30, haverá visita guiada gratuita à parte sul do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova;

 Às 18h00, na Igreja da Rainha Santa Isabel, celebrar-se-á Missa de acção de graças pela exemplar vida acontecida de Santa Isabel de Portugal;

 No dia 29 de Outubro, próximo Domingo:

 Às 11h00, na Igreja da Rainha Santa Isabel, celebrar-se-á a habitual Missa Dominical, também de agradecimento a Deus pela vida exemplar da Rainha Santa Isabel de Portugal;

 Às 14h30 haverá visita guiada gratuita à parte sul do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.

Dada a limitação de espaço dos locais a visitar, o número máximo de participantes em cada visita guiada é de 20 pessoas, contados pela ordem de registo de chegada no Recordatório da Confraria da Rainha Santa Isabel.

Com os melhores cumprimentos,

Joaquim Costa e Nora

(Presidente da Mesa Administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel)

NOTA DE PESAR
Foi com profunda tristeza e consternação que tomámos conhecimento do falecimento do Senhor Padre António Sousa, Capelão e Irmão da Confraria da Rainha Santa Isabel.
Nascido a 29 de maio de 1937 (fez 86 anos há 2 dias), faleceu hoje dia 31 de maio de 2023.
Nos mais de 50 anos de sacerdócio deixou obra válida, quer na Cáritas Diocesana de Coimbra, quer na Paróquia de Santa Clara.
A Diocese de Coimbra, a cidade e a Confraria da Rainha Santa Isabel, perderam um Amigo verdadeiro, inspirado e inspirador, que, para além de obra relevante, deixa uma profunda saudade.
Que a Rainha Santa o receba nos seus braços e o acompanhe na chegada ao Céu.
Em nome de toda a Confraria da Rainha Santa Isabel o nosso profundo pesar.
A Mesa Administrativa
Dai-lhe, Senhor, o eterno descanso
Entre os esplendores da luz perpétua.
Que descanse em paz. Ámen
O velório será realizado na Igreja da Rainha Santa Isabel, a partir das 17h00, onde será celebrada uma missa de corpo presente às 18h.
O funeral será amanhã, com missa na Igreja da Rainha Santa Isabel, às 11h00, presidida pelo Senhor D. Virgílio Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra.
A seguir à missa o funeral segue para Paião, Figueira da Foz, sua terra natal.