Inauguração do altar-mor da igreja da Rainha Santa Isabel

Embora os trabalhos de desinfestação e restauro do altar-mor ainda não estejam totalmente concluídos, a Confraria da Rainha Santa Isabel irá inaugurar a parte anterior do retábulo-mor no próximo dia 8 de Abril, terça-feira, pelas 21.30 horas com um concerto da Orquestra de Sopro da Escola de Música “S. Teotónio” e do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, que tiveram a gentileza de se disponibilizar para o efeito.
O concerto terá lugar na Sala do Capítulo e o preço de entrada é de 10 euros, valor que reverte inteiramente em favor das obras da igreja.

No final do concerto, o público será encaminhado para a igreja, onde se procederá à inauguração do altar-mor.
À saída, será distribuída uma lembrança a cada um dos presentes.
A intervenção no altar-mor irá prolongar-se por mais algum tempo na zona posterior do altar. A antecipação da inauguração visa permitir que as solenidades pascais se possam realizar na igreja da Rainha Santa Isabel com o esplendor que a maior festa do ano litúrgico merece.
Dizia o então Cardeal Joseph Ratzinger ao jornalista italiano Vittorio Messori:
“A única, a verdadeira apologia do cristianismo pode reduzir-se a dois argumentos: os santos que a Igreja produziu e a arte que germinou no seu seio. O Senhor torna-se crível pela magnificência da santidade e da arte, que explodem dentro da comunidade crente, (…). os cristãos (…) devem continuar a fazer da sua Igreja o lar do belo, portanto do verdadeiro, sem o que o mundo se torna o primeiro círculo do inferno. […]”.
É justamente este o espírito que anima a Confraria a preservar a arte religiosa e a promover o culto aos santos da Igreja.
Esta é mais uma etapa nesse sentido.