Nota à Comunicação Social
NOTA INFORMATIVA
Confraria da Rainha Santa Isabel
Evocação da Festa da Titular da Igreja da Rainha Santa Isabel em 2023
346.º Aniversário da dupla trasladação do sagrado corpo de Santa Isabel de Portugal
A Confraria da Rainha Santa Isabel pretende evocar, igualmente neste ano de 2023, a Festa da Titular da sua Igreja e assinalar o 346.º aniversário da dupla trasladação do sagrado corpo de Santa Isabel de Portugal, comemorando esta efeméride nos próximos dias 27 e 29 de Outubro.
No dia 27 de Outubro de 1677 ocorreu a trasladação do sagrado corpo da Rainha Santa Isabel do túmulo de pedra, onde jazia desde 1336, para o túmulo de prata, encomendado por D. Afonso de Castelo Branco, 41.º Bispo de Coimbra, 6.º Conde de Arganil.
No dia 29 de Outubro seguinte (de 1677), ocorreu a trasladação do sagrado corpo da Rainha Santa Isabel, já no túmulo de prata, em procissão, desde o velho Mosteiro (Santa Clara-a-Velha) para o novo Mosteiro de Santa Clara (Santa Clara-a-Nova).
Aliás, o dia 29 de Outubro foi, durante mais de um século, a 2.ª data mais importante do novo Mosteiro de Santa Clara (o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova) – era o dia da Festa da Titular da Igreja da Rainha Santa Isabel:
No Calendário da Igreja da Rainha Santa Isabel, “a Festa da Titular não se faz, como pareceria mais natural, a 4 de julho, que é a Festa natalícia, ou aniversário da morte e entrada na glória da Rainha-Santa; mas a 29 de outubro, Festa da Trasladação do seu santo Corpo para este mosteiro novo de Santa Clara. Assim se fez sempre, desde o ano em que o templo foi sagrado, no fim do século XVII, certamente porque, no acto de Sagração, o Bispo sagrante designou este dia para a Festa da Titular”. – cfr. António Ribeiro de Vasconcelos “Liturgia da Rainha-Santa”, Coimbra, 1934.
Por esse motivo, a Confraria da Rainha Santa Isabel procura manter a comemoração da data da “Festa da Titular” da sua Igreja com a maior dignidade.
Neste ano de 2023, dadas as limitações de acesso ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, motivadas pelas obras municipais, para a evocação da “Festa da Titular”, está previsto apenas o seguinte programa:
No dia 27 de 0utubro, próxima sexta-feira:
Às 10h30 e às 14h30, haverá visita guiada gratuita à parte sul do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova;
Às 18h00, na Igreja da Rainha Santa Isabel, celebrar-se-á Missa de acção de graças pela exemplar vida acontecida de Santa Isabel de Portugal;
No dia 29 de Outubro, próximo Domingo:
Às 11h00, na Igreja da Rainha Santa Isabel, celebrar-se-á a habitual Missa Dominical, também de agradecimento a Deus pela vida exemplar da Rainha Santa Isabel de Portugal;
Às 14h30 haverá visita guiada gratuita à parte sul do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.
Dada a limitação de espaço dos locais a visitar, o número máximo de participantes em cada visita guiada é de 20 pessoas, contados pela ordem de registo de chegada no Recordatório da Confraria da Rainha Santa Isabel.
Com os melhores cumprimentos,
Joaquim Costa e Nora
(Presidente da Mesa Administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel)