Evocação da Festa da Titular da Igreja da Rainha Santa Isabel em 2025
Nota Informativa e CONVITE
Aniversário da dupla trasladação do sagrado corpo de Santa Isabel de Portugal
A Confraria da Rainha Santa Isabel pretende assinalar mais uma vez o aniversário da dupla trasladação do sagrado corpo de Santa Isabel de Portugal, comemorando esta efeméride nos próximos dias 27 e 29 de Outubro.
Para compreender melhor o que sucedeu, veja-se o que consta do livro “Novenas da Rainha-Santa Isabel – Protectora de Coimbra” (Coimbra, 1929), a fls, 79 e segs.:
Porque o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha tinha atingido um acentuado estado de ruína, o Rei D. João IV mandou construir, na vizinha colina de Nossa Senhora da Esperança, numa cota mais elevada, “um novo mosteiro para o qual se trasladasse o Corpo da Rainha-Santa, acompanhado das religiosas e restante pessoal do convento”.
Só em 1677 é que o edifício, cuja construção tinha começado em 1649, foi julgado “capaz de receber as religiosas”.
Por ordem do
príncipe D. Pedro (filho segundo de D. João IV), então regente do Reino (que mais tarde foi aclamado como Rei D. Pedro II), foi preparada “a trasladação do Corpo da Rainha-Santa Isabel com solenidade e pompa verdadeiramente rial”.
“Na tarde de quarta-feira, 27 de Outubro, dirigiram-se os Bispos, com os nobres e algumas pessoas mais, ao templo de Santa Clara e, ali, na presença de todos, abriu-se pela segunda vez o túmulo onde se achava o Corpo da Rainha-Santa Isabel” (a 1.ª abertura do túmulo de pedra ocorrera em 26 de Março de 1612, sob os auspícios de D. Afonso de Castelo Branco, 41.º Bispo de Coimbra, 6.º Conde de Arganil e nomeado em 1603 Vice-Rei de Portugal).
“Não era intenção dos Bispos descobrir o sagrado Corpo, mas apenas desejavam mudá-lo, envolvido como estava, para um outro caixão (do túmulo de pedra para o túmulo de prata) – 2.ª trasladação do corpo da Rainha Santa Isabel (a 1.ª trasladação ocorrera em 1326, de Extremoz para Coimbra. logo após a sua morte, conforme Santa Isabel de Portugal tinha deixado expresso no seu último testamento) -, no qual fosse conduzido para o novo mosteiro” (3.ª trasladação), ainda sem a igreja construída (a igreja só ficou concluída em 1696, ano em que foi sagrada).
Assim, no próprio dia 27 de Outubro assin
al
a-se:
– a 2.ª abertura do túmulo de pedra
– a 2.ª trasladação do sagrado corpo da Rainha Santa Isabel
A 3.ª trasladação (2.ª trasladação no “espaço” de 2 dias nesse mês de Outubro de 1677 = dupla trasladação) ocorreu em 29 de Outubro seguinte, desde o velho Mosteiro de Santa Clara (Santa Clara-a-Velha) para o novo Mosteiro de Santa Clara (Santa Clara-a-Nova).
Aliás, o dia 29 de Outubro foi uma data significativa do novo Mosteiro de Santa Clara (o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova) – era o dia da Festa da Titular da Igreja da Rainha Santa Isabel:
No Calendário da Igreja da Rainha Santa Isabel, “a Festa da Titular não se faz, como pareceria mais natural, a 4 de julho, que é a Festa natalícia, ou aniversário da morte e entrada na glória da Rainha-Santa; mas a 29 de outubro, Festa d
a Trasladação do seu santo Corpo para este mosteiro novo de Santa Clara. Assim se fez sempre, desde o ano em que o templo foi sagrado, no fim do século XVII, certamente porque, no acto de Sagração, o Bispo sagrante designou este dia para a Festa da Titular”. – cfr. António Ribeiro de Vasconcelos “Liturgia da Rainha-Santa”, Coimbra, 1934.
Neste ano de 2025, dadas as profundas obras de restauro que estão a ser realizadas na Igreja da Rainha Santa Isabel, que envolvem a instalação de andaimes em parte significativa da igreja, o programa da evocação da “Festa da Titular” será estritamente religioso.
Assim, para a Evocação em 2025 da Festa da Titular da Igreja da Rainha Santa Isabel – Aniversário da dupla trasladação do sagrado corpo de Santa Isabel de Portugal – a decorrer na Igreja da Rainha Santa Isabel, Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, Coimbra, nos próximos dias 27 e 29 de Outubro:, está previsto o seguinte programa:
- a) No dia 27 de Outubro, às 18h00, celebrar-se-á Missa de acção de graças pela exemplar vida acontecida de Santa Isabel de Portugal;
- b) No dia 29 de Outubro, às 18h00, celebrar-se-á Missa de acção de graças pela exemplar vida acontecida de Santa Isabel de Portugal;
Mantêm-se as celebrações religiosas habituais na Igreja da Rainha Santa Isabel.
Com os melhores cumprimentos,
A Mesa Administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel,